terça-feira, 1 de março de 2011

Outras realidades...


Maria Joana

Maria Joana tinha uns olhos bonitos. Grandes e pretos, de olhar esperto e meigo.
Era pequenina, gostava de brincar, mas andava só!
Sempre só, Maria Joana passeava no seu quintal e olhava distante o lago – também agora sem peixes e sem patos... Divertia-se a atirar pedrinhas – umas com mais força, outras com menos…mas era divertido ver até onde elas iam e ver o movimento que elas faziam na água.
Maria Joana tinha oito anos. Às vezes ia à escola e corria para brincar com os outros meninos, mas eles não queriam….Empurravam-na e riam-se quando caía e o seu melhor vestido se amarrotava e sujava-se todo de lama…Ah, que tristeza…!!! O que ela sofria!!! Nessa altura, corria para a professora e agarrava-se, com a cara lavada em lágrimas, à sua bata. Porque eram maus, aqueles meninos e meninas? Ela era pobre! Não tinha bonitos e vistosos vestidos como as meninas da sua sala, ou as vizinhas; não tinha os mesmos brinquedos, bonecas caras ou computadores…, mas tinha o que eles desconheciam: um SORRISO, quando alguém partilhava alguma coisa com ela, quando dividiam os seus lápis de cor para pintarem o desenho distribuído pela professora, quando, por algumas vezes, lhe chamavam para pular à corda…
Aí sim…divertia-se e Sorria! Até ganhava ânimo, ímpeto e coragem para chegar a casa mais depressa…e voltar a estar só! …No seu Mundo!... Contudo, Feliz…embora sabendo que a sua mãe, de quem tanto gostava, não podia brincar com ela. Estava muito doente e era Maria Joana quem tinha de cozinhar e limpar a casa…tornar-se Mulher…num corpo de criança; tornar-se Mulher…quando as outras crianças conheciam o mundo da fantasia e ela, já conhecia o mundo em outra realidade e outra dimensão…
Era assim…Maria Joana!

Ana matos
08-05-09

Sem comentários: