DIA NACIONAL DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
Comemora-se a 22 de janeiro o Dia Nacional do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa na Escola Básica e Integrada de Arrifes.
Esta comemoração coincide com a data de criação da primeira associação de intérpretes designada por AILGP - Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, neste dia em 1991.
Existia uma grande necessidade de criar uma associação que defendesse e lutasse pelos direitos profissionais, assim em parceria com outras instituições e membros da comunidade surda foram várias as conquistas alcançadas, sendo das mais relevantes o reconhecimento da língua gestual portuguesa na Constituição da República Portuguesa, assim como lei 89/99, 5 julho, que define as condições de acesso e exercício da atividade profissional de intérprete de língua gestual portuguesa (ILGP).
Esta atividade profissional é de extrema importância, na medida em que o ILGP é a ponte de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes assegurando o acesso à informação, traduz e interpreta de língua gestual para língua oral e vice-versa, rege-se por um código de ética e linhas de conduta e é um elemento para o sucesso escolar dos alunos surdos pois é o elo que estabelece a comunicação entre o aluno, o professor e a comunidade escolar.
Neste sentido, a equipa de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa irá celebrar esta data na semana de 22 a 26 de janeiro nas aulas de cidadania, nas turmas com alunos surdos, com a exibição de um vídeo produzido e editado pela mesma. Este trabalho contem testemunhos de ILGP de várias idades, géneros e em diferentes contextos de trabalho.
Esta atividade comemorativa, de âmbito nacional, tem como intuito sensibilizar a comunidade escolar para as funções, perfil e ética destes profissionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário